23 de maio de 2008

Coisas que "engordam"

92 kg

(+ 0,1 kg)


Todo mundo diz que branco engorda. Ou listras horizontais. Eu particularmente sempre adorei branco, e na realidade é uma cor que não uso muito mais por causa do meu tom de pele (bem pálido na maior parte do ano... e pior ainda em Porto Alegre) do que pelo peso. Aliás, um dos meus sonhos de consumo para quando atingir o meu peso ideal é minha roupa de Révéillon!! Toda branca, óbvio, e chiquérrima. Ah, e de pés descalços na areia da praia de Copacabana, com uma flor branca pra Iemanjá em uma mão, e uma espumante moscatel na outra.

(Nossa, chegou a dar um aperto no peito agora... Saudades do Rio!)

Mas enfim, nós que fazemos RA, que passamos pelas glórias e vicissitudes de um processo de emagrecimento, sabemos muito bem que cores e listras não engordam. O que engorda é alimentação desequilibrada, sedentarismo, maus hábitos etc.

Hoje eu descobri duas coisas interessantes que - como eu já suspeitava há algum tempo, mas ainda não tinha conseguido comprovar na prática - também "engordam".

1- Menstruação "engorda";

2- Malhação intensa "engorda";

Gente, pra quem está em processo de emagrecimento, nada se compara à experiência empírica para saber como funciona o nosso corpo. Por exemplo, eu sempre achei que ficava mais inchada na época da menstruação (como, aliás, acho que acontece com todo mundo). Até esses dias vi esse comentário no blog da Flávia, e infelizmente é uma realidade que nós mulheres temos que enfrentar. Mas essa semana pela primeira vez eu tive a comprovação material disso. Passei vários dias me sentindo inchada (na real, ainda estou um pouco), e na sexta a resposta da balança foi categórica: 100g a mais.

OK, gente, vou dizer que jacadinhas houve, mas nada além do normal hehehe...

A questão da malhação é outra que eu já havia notado antes, mas dessa vez ficou registrada na balança. Eu, que vinha naquele ritmo leve de pedaladas umas três vezes por semana, dessa vez fiz duas aulas de tênis de uma hora, beeem puxadas. Como meu condicionamento físico está melhorando, eu agora já consigo correr mais e bater muito mais bolas, portanto as aulas vêm sendo bem mais desgastantes. Na terça-feira o professor ainda fez o favor de botar uma cama elástica no meio da quadra pra eu ficar pulando entre uma rebatida e outra! Pode? Quase morri... E na aula de ontem, como tive um parceiro e acabei me cansando menos, não me fiz de rogada e voltei pra casa a pé. Mais meia hora de caminhada!

Hoje não havia simplesmente nenhum músculo, nenhunzinho, que não estivesse doendo! A sensação é de que eu trabalhei todos os músculos do meu corpo, o que não deve ser mentira, porque o tênis realmente faz isso, a gente usa demais as pernas pra correr, glúteos e tórax para as rotações laterais, e os braços obviamente pra bater na bola.

Resultados: o inchaço e a retenção de líquidos provocados pela menstruação "engordam"; e a hipertrofia dos músculos decorrente da malhação também "engorda", já que, como a gente sabe, músculos pesam mais que gordura.

É claro que não se trata de engordar propriamente, mas apenas de um pesinho a mais na balança ;) E que vai ser rapidamente eliminado quando a menstruação descer e os hormônios nos deixarem um pouquinho em paz (rsrsrs), e quando esses músculos a mais começarem a queimar mais gordura do nosso corpitcho. Vai valer a pena esperar!

13 comentários:

Sophia Amundsen disse...

Olá, querida :)

Acho bobagem dizer que listra engorda. Que nada, é porque eu sou gorda mesmo, rs. Se eu fosse magra, isso nem ia influenciar. Eu amo listras, hahaha. Não gosto de branco porque acho discreto, nunca usei nem no Reveillón :|

Bem que estou precisando de umas atividades que façam eu me sentir mortinha ao término. Tenho que tomar vergonha na cara e começar isso, humf.

Um beijão, adorei o teu post, interessante do começo ao fim.

;)

Sophia Amundsen disse...

Hey :)

Semi-noiva = Faltam apenas as alianças, hahahaha!

Brigada pela visita, linda :D
Vou vir sempre aqui, certeza :*

Penélope disse...

Oie, cheguei no seu Bloguinho pelo da Sophia.
Mas é verdade, essa coisa de menstruação é um saco, fora você achar que se segurar uma cordinha de barbante vai sair voando feito bexiga.

Mas a prte dos exercícios eu acho ótimo. Adoro senir o corpo cansado. Por isso dizem que quando fazemos exercícios não podemos nos pesar todos os dias senão desanima. Eu como sou teimosa me peso todos os dias. Tem dias que malho, malho, malho, chego em casa e acho que eliminei 1kg e a balança anuncia que engordei, é uma tristeza. Mas com o tempo tudo volta ao normal e os resultados aparecem.

Gostei mto do se blog, vou te linkar para voltar mais vezes
Beijos

Tammi disse...

Lanky , nem me fala..acredita que eu já deixei de usar listras por causa dessas bobagens? Ai...ah verdade é que não podemos deixar de nos vestir como queremos porque "falam" alguma coisa...É besteira...E sobre a menstruação, bha, ela me premiou 2 vezes esse mês...sei lá o que aconteceu...uma já é ruim, imagina duas no mês??? To chateada porque segunda-feira é meu dia de pesagem e to com medo...de ter engordado ou não ter emagrecido nada...tenho medo de desmotivar...Beijos!!!!

Cassia disse...

Olá!!!!Vim aqui te visitar pela primeira vez e já concordo com vc. Malhação intensa engorda....ainda bem que provisoriamente né...a longo prazo emagrece e muito!!!

Beijos!!!!

Laisa disse...

Eu fico super inchada por causa da mesntruação! E eu detesto ficar mesntruada!!! Mas, fazer o quê? Minha mãe que diz que no tempo dela se dizia que a mesntruação era o paraíso das solteiras e o inferno das casadas... Hehe! Sobre a malhação, engorda mesmo, a gente fica meio inchada também... Mas continua firme que, como disseste no final, depois vai compensar. Bj e boa semana.

Vania disse...

Primeira visita e já gostei (adoro o fofo que fica se exercitando na lateral, rsss).

Conte comigo sempre que precisar!

rafinha disse...

o pior de tudo é parar pra pensar e ver que nada disso engorda! nem um quilo de sorvete com mm's engorda! quem engorda é a gente mesmo! :( hehehe
beijinhos e boa semana!

Taty Carioka® disse...

Oi,
Menina é complicado.
O começo ganhamos massa e engordamos.
Não vai desanimar por causa disso!
Por isso não menstruo...(tomo anticoncepcionais sem intervalos)
Levamos um tempãopara engordar.
Agora temos que ter paciência para emagrecer.
Um passo de cada vez!
Nada de desânimo!
E Roland Garros tá acompanhando?
Cuide-se
Beijaum

Flávia disse...

Oi Lanky!

Como vale à pena, viu?
Aliás, tenho certeza que nunca tive platô por causa disso...


Beijos

Marisa disse...

Bem, eu quando peso o mesmo ou 100 ou 200g a mais em TPM ou menstruação fico feliz. Sei logo que emagreci. É que incho tanto que tenho sempre 1kg e tal ou 2 a mais nessa altura (às vezes, mais).

Quanto ao efeito do exercício, o musculo pesa mais mesmo. A questão é que se perde volume e isso é emagrecer. Não dá para nos fiarmos apenas na balança quando se treina muito. Aí o ideal é avaliar pelas medidas do corpo.

A esse ritmo não tenho dúvidas que não tarda emagreces e bem. :)
(tenho que aproveitar os bons exemplos, ganhar juízo e fazer o mesmo)

Beijinhos

Anônimo disse...

Amiga achei maravilhoso este blog! Então eu estava com 59 quilos simplismente desceu pra mim hoje (21 de dezembro), estou super inchada, fui me pesar hoje mesmo alterou 4 quilos a mais do meu peso normal, é um absurdo. Culpa da mestruação. ;S

Virginia Souza disse...

MUito BOm o comentário sobre a malhação que "engorda" temporariamente!!! Nosssa, comecei a malhar intensamente; kangoo jump, body balance, hidro, 40 min. de esteira...enfim...to toda DOLORIDA!!! e mais gorda 0,5kg!!! Fiquei tão triste, tão triste que nem queria fazer nada na academia,daí cheguei em casa e encontrei teu blog, o qual me deu empolgação para malhar mais ainda, pois é PASSAGEIRO, né?! rsrsrs Bjão

 
Templates Novo Blogger